O Programa > Docentes > Projetos de Ligia Maria M. L. Leão de Aquino           < Lattes >

TÍTULO DA PESQUISA

UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL UNIVERSITÁRIA: POLÍTICAS E PRÁTICAS PARA A INFÂNCIA EM DIÁLOGO COM O ENSINO, A PESQUISA E A EXTENSÃO

PERÍODO:

2018 - 2021

LINHA DE PESQUISA

Infância, Juventude e Educação

GRUPO(S) DE PESQUISA

Infância e Saber Docente

FINANCIAMENTO(S)

O projeto visa compreender como as políticas e práticas para a educação da pequena infância têm se produzido e afetado as Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil (UUFEI) no que se refere às atividades de ensino, pesquisa e extensão, a partir da publicação da Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) de nº 1 de março de 2011, que fixa normas de funcionamento das unidades de Educação Infantil ligadas à Administração Pública Federal direta, suas autarquias e fundações. A metodologia adotada se utiliza de análise de documentos, entrevistas e observação de campo de modo a apreender a complexidade da realidade de duas UUFEI, localizadas no Estado do Rio de Janeiro. Pretendemos com esta pesquisa contribuir para a ampliação das investigações sobre as UUEI, federais e estaduais, evidenciando seu papel de referência para as práticas de educação infantil, como nossas pesquisas e outros estudos tem apontado. Esperamos ainda intensificar os estudos sobre as políticas educacionais para a primeira etapa da educação básica e suas implicações com as práticas pedagógicas desenvolvidas pelas instituições e seus profissionais, fortalecendo os projetos comprometidos com a democratização da educação, seja na garantia de acesso, mas também nos mecanismos de participação e decisão, inclusive das crianças.
A relevância para a área de atuação está na possibilidade de elaborar conhecimento sobre as UUEI, campo pouco investigado apesar dos seus mais de 40 anos de existência, e por permitir ampliar o acervo de documentos já catalogados em nossas pesquisas anteriores, deverá alimentar outras pesquisas, desenvolvidas inclusive por pesquisadores de outros centros e regiões. A relevância também se destaca por buscar analisar as políticas e práticas de educação infantil, quando esta, como primeira etapa da educação básica, vem sofrendo uma série de ameaças na sua consolidação como parte das políticas educacionais. Infelizmente, reformas e medidas adotadas pelo atual governo federal, que sem impôs através da destituição da presidente eleita, têm reduzido os financiamentos à educação e descaracterizado a educação infantil (assim como toda a Educação Básica) como um direito das crianças. Esperamos desse modo, contribuir na formulação de estratégias de resistência e investimento por uma educação democrática e popular.

    

TÍTULO DA PESQUISA

UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL UNIVERSITÁRIA: POLÍTICAS E PRÁTICAS PARA A INFÂNCIA

PERÍODO:

2016 - 2018

LINHA DE PESQUISA

Infância, Juventude e Educação

GRUPO(S) DE PESQUISA

Infância e Saber Docente

FINANCIAMENTO(S)

PROCIÊNCIA - FAPERJ/UERJ

A pesquisa tem por objetivo compreender como as políticas e práticas para a educação da pequena infância têm se produzido e afetado as Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil (UUFEI) a partir da publicação da Resolução do Conselho Nacional de Educação de nº 1 de março de 2011, que fixa normas de funcionamento das unidades de Educação Infantil ligadas à Administração Pública Federal direta, suas autarquias e fundações. O campo de investigação se desenvolverá em duas UUFEI localizadas no Estado do Rio de Janeiro - uma na UFRJ e outra na UFF, sendo adotados como instrumentos de investigação a análise de documentos (legais, oficiais e institucionais), questionários e entrevistas semi-estruturadas com os diferentes atores dessas unidades. O quadro teórico conceitual se pauta nos estudos de Raupp (2002; 2004), Faria Filho, Silva e Luz (2008), Mello (1999; 2011) e Rocha (1999; 2001) sobre educação infantil e unidades universitárias de educação infantil; para compreender o processo de implantação dessa nova política para as UUFEIs busca-se os estudos de Mainardes (2006) sobre ciclos de políticas e o papel regulador do Estado formulados por Ball (2001).

Palavras-chave: creche universitária – unidade universitária de educação infantil – políticas de educação infantil – práticas pedagógicas – infância.

    

TÍTULO DA PESQUISA

INFÂNCIA E DIVERSIDADE NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

PERÍODO:

2012 - 2015

LINHA DE PESQUISA

Infância, Juventude e Educação

GRUPO(S) DE PESQUISA

Infância e Saber Docente

FINANCIAMENTO(S)

Prociência - UERJ/FAPERJ e Jovem Cientista de Nosso Estado - FAPERJ

O presente projeto dá continuidade à pesquisa iniciada em 2010 com o objetivo de compreender o papel das Unidades de Educação Infantil Universitárias na produção de conhecimento sobre a infância e como o conhecimento produzido a partir dessas unidades está relacionado às funções indissociáveis de ensino, pesquisa e extensão. Considerando as intensas mudanças ocorridas na educação destinada à criança pequena e a especial importância das instituições educacionais na vida das crianças, identifica-se o tema infância como um campo de investigação que vem se constituindo em objeto de estudos de diversas áreas e, dentre os estudos, como os analisados na primeira fase da pesquisa, observa-se o tensionamento do tema infância e diversidade. A partir dos estudos de Faria Filho, Silva e Luz (2008), Abramowicz (2011), Faria e Finco (2011) e outros, pretende-se compreender o lugar das crianças e infâncias nas pesquisas realizadas a partir das Unidades de Educação Infantil Universitárias.

    

TÍTULO DA PESQUISA

Creche universitária e produção do conhecimento sobre a infância

PERÍODO:

2010 - 2012

LINHA DE PESQUISA

Infância, Juventude e Educação

GRUPO(S) DE PESQUISA

Infância, Juventude e Educação

FINANCIAMENTO(S)

Prociência FAPERJ/UERJ CNPq (PIBIC)

A pesquisa tem por objetivo compreender o papel da creche universitária (unidade de educação infantil) na produção de conhecimento sobre a infância e como o conhecimento produzido a partir dessas unidades está relacionado às funções indissociáveis de ensino, pesquisa e extensão. Considerando as intensas mudanças ocorridas na educação destinada à criança pequena e a especial importância das instituições educacionais na vida das crianças, identifica-se o tema infância como um campo de investigação que vem se constituindo em objeto de estudo de diversas áreas. A partir dos estudos de Raupp (2002; 2004), Faria Filho, Silva e Luz (2008) e outros, pretende-se identificar quais as áreas do conhecimento que têm desenvolvido pesquisas a partir da creche universitária tendo como foco a infância. Pretende-se ainda compreender até que ponto as atividades de pesquisa, extensão e ensino têm se produzido de modo integrado e permite afirmar uma identidade acadêmica para as creches universitárias (unidades de educação infantil).
Palavras-chave: educação infantil, creche universitária, infância